NAWÁ BARÊ

O nosso nome Nawá Barê ( Povo do Sol ou a Nação do sol) foi inspirado na sabedoria do povo indígena da Amazônia Brasileira Huni Kuin (Povo Verdadeiro) que tem tradição milenar em cura física e espiritual. Assim como o Sol é para todos os povos, este espaço acolhe todas as culturas, terapias e os terapeutas que tenham compromisso de cura consigo e com  aqueles que atendem. Um lugar onde nossos convidados possam encontrar o reorganizar, reconectar com sua essência, harmonia e bem-estar.

Huni Kuin

 

Os Huni Kuin (gente verdadeira) como eles se denominam ou povo Kaxinawá como é mais conhecido, vive em terras situadas no Brasil, no Estado do Acre e no Peru. Sua língua pertence à família linguística Pano, que eles chamam de hatxa-kuin (língua verdadeira), cuja riqueza manifesta-se inclusive pela diversidade musical.

 

Para os Huni Kuin a terra é de uso coletivo; as famílias, chefiadas pelos homens fazem seus roçados, utilizando os espaços disponíveis para o plantio de forma que toda a comunidade possa utilizá-los. Os trabalhos na aldeia são divididos por sexo e por idade. Há atividades realizadas somente por mulheres, outras exclusivamente por homens, algumas reservadas para os mais jovens, mas há também trabalhos que podem ser realizados por qualquer pessoa da comunidade, de ambos os sexos e de qualquer faixa etária.

© 2015 - Todos os direitos reservados - Nawá Barê

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon